MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Grande corrida na Póvoa

Todos os cavaleiros estiveram em bom nível tal como os GRPs de Forcados

Triunfo redondo de João Moura Caetano

A corrida foi superiormente dirigida pelo Sr. NUNO NERY", que imprimiu um ritmo invulgar áo espectáculo.
Com menos de meia casa, assistiu-se a uma grande corrida  para qual contribuiu e muito o curro bem apresentado de "Ernesto de Castro".
 Pena foi o Ganadero não ser chamado á praça, porque bem o merecia.

Pedro Salvador -



Mais repousado do que habitualmente - o que só valoriza as suas actuações - rubricou momentos de grande emoção.
Se no segundo toiro esteve melhor, foi no primeiro que conseguiu os melhores ferros.
Seguro nos compridos aos quais deu verdade no cavalo ferro "Ornelas", foi nas bandarilhas que mais brilhou com o cavalo "quarto de milha" e com o de ferro "Anão". Este último evoluiu, tendo em vista os seus desempenhos na temporada passada.
O público esteve com ele.


João Moura Caetano -


O Sr. Nuno Nery concedeu-lhe música nos dois toiros ao segundo comprido, o que é sintomático do valor das sortes de praça a praça com que iniciou as funções.
Nas bandarilhas sacou no primeiro toiro o "Xispa" com o qual deu um recital de brega, com galopes em duas pistas que rematava mudando de mão e de sentido, rodando a garupa na cara do toiro para depois fazer a sorte com cite, temple e mando, ora de perto ora de mais longe, entrando depois ao piton da verdade.
No segundo toiro sacou o "Temperamento" e aí acabou com o quadro. Cada ferro surgiu melhor que o outro, e quando cravou o quarto simplesmente extraordinário, pediu mais um - o ferro da tarde -, que não consigo descrever...
Mostrou uma vez mais esta época, ser um toureiro diferente num grande momento.


Duarte Pinto -


Recebeu o primeiro toiro de forma clássica como é seu timbre, depois com o Cavalo ferro "Ortigão" que tem andado de saída, preencheu o tércio de bandarilhas com uma sorte desenhada no corte daquilo que fazia Alvaro Domecq com o "Malagueño", e asim conseguiu alguns bons ferros.
No segundo toiro voltou ao pleno do registo do toureio que elegeu como seu. Com o cavalo com o ferro "Campilho" esteve á altura do que de melhor fez em Santarém e Lisboa.
Porque marcou como seu, um toureio de corte clássico diferente da vulgaridade, está á altura de qualquer desafio, atendendo a que os cavaleiros que se afastaram da modernidade do toureio a cavalo permitem comparações, e abrangem um maior leque de aficionados.


O GRP. do Montijo esteve á altura dos toiros que não foram cómodos e estreou-se um jovem forcado de nome Ricardo Silva -que impresionou pela técnica e pela forma como aguentou os derrotes do toiro, ao qual auguramos um óptimo futuro e a quem endreçamos os nossos parabéns.


O GRP. de Alcochete  somou mais uma tarde com segurança máxima. Não quero deixar de destacar a pega extraordinária de Pedro Viegas.


Fotos de Luís Pombeiro